Bioterismo - Manejo, Legislação, Ética e Segurança

Bioterismo - Manejo, Legislação, Ética e Segurança

10 June 2021


VI Simpósio de Bioterismo do Einstein - Manejo, Legislação, Ética e Segurança
10 e 11 de junho de 2021

Sobre o Evento

O Curso de Atualização em Bioterismo: Manejo, Legislação, Ética e Segurança abordará temas relevantes com foco em métodos alternativos, refinamento de técnicas do dia a dia, novas tendências, manejo de biotérios e bem-estar dos bioteristas. O conteúdo pretende colaborar para pesquisas de melhor qualidade, reprodutíveis e com benefícios futuros para a saúde humana e animal.

Ao fim do curso, o aluno receberá o Certificado de participante no curso de Atualização em Bioterismo: Manejo, Legislação, Ética e Segurança.

Objetivos e Qualificações
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Aplicar habilidades emocionais e conhecimentos éticos e de biossegurança na experimentação.

Diferenciais

  • Proporciona um olhar diferenciado para o bioterista e seu comportamento nos desafios da prática diária
  • Aprimora conhecimentos e habilidades necessárias para a atuação profissional
  • Promove discussão de situações e reconhecimento dos profissionais da área apoiando na resiliência e enfrentamento do momento atual.

Perfil do aluno

O curso é destinado a Médicos Veterinários, Biólogos, Biomédicos, Bioterista, Profissionais da Saúde e membros da Comissão de Ética.

Programa e Metodologia

O curso utilizará a metodologia de aula on-line, com transmissão em tempo real, possibilitando contato imediato com o professor, compartilhamento de situações, esclarecimento de dúvidas e interação com o grupo por meio de discussões.

Conteúdo

  • Estudo experimental e pré-clínico: cenário atual e visão de futuro;    
  • Reconhecimento, disseminação e implementação de métodos alternativos ao uso de animais no Brasil;    
  • Um novo olhar sobre as equipes que trabalham com animais de laboratório;    
  • Desafios emocionais dos profissionais que trabalham com animais de laboratório;    
  • Gestão de biotérios: desafios durante a pandemia;    
  • 3Rs: controle populacional nos biotérios;    
  • Segurança ocupacional e necessidades para um biotério NB3;    
  • Gamificação: Cuidados básicos dos animais de laboratório;    
  • A importância da interação homem-animal na pesquisa.    

Carga horária total: 8 horas

Corpo Docente

Coordenador(es)

Claudia Madalena Mori

Graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1994). Doutorado em Patologia Experimental e Comparada (2012). Atualmente, é Professora Doutora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária com ênfase em Ciência de Animais de Laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas: genética de camundongos e caracterização de mutações, manejo e criação de roedores de laboratório, procedimentos experimentais em animais de laboratório.

Cleide Falcone

Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991), Mestrado (1997) e Doutorado (2007) em Psicologia (Área de Concentração: Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa e a maior parte das disciplinas de doutorado foram feitas na University of California - Davis, onde também trabalhou como Post-Graduate Researcher e Staff Associate (1998-2005). Também trabalhou na Escola de Medicina da University of California - San Francisco (UCSF School of Medicine - University of California, San Francisco) no Programa de Enriquecimento Ambiental de Animais de Laboratório (2001). Desde 2006, ministra aulas on-line e é tutora dos cursos oferecidos pelo Cambridge E-Learning Institute nas áreas de: Comportamento e Bem-estar de Animais de Laboratório e Ética no Uso Animal. Possui Pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), onde criou o Programa de Comportamento e Bem-estar de Animais de Laboratório. Tem grande experiência nos cuidados e manejo pré e pós-operatórios, desenho experimental e implementação dos 3Rs. Com o intuito de melhorar a qualidade dos dados das pesquisas médicas e a qualidade de vida dos animais de laboratório, segue e aplica em seu trabalho baseado em políticas de comportamento e bem-estar de animais de experimentação, atendendo às diretrizes mais recentes dos centros mundiais de referência em ciência de animais de laboratório. Atua, principalmente, na investigação de fatores que possam diminuir stress e desconforto de animais de laboratório incluindo os seguintes temas: identificação de sinais de dor e desconforto e ocorrência de comportamentos anormais que possam interferir nos resultados de experimentos, introdução de enriquecimento ambiental e melhoria de técnicas dos procedimentos que envolvam animais nas pesquisas. Foi auditora da Humane Farm Animal Care (HFAC) e, atualmente, trabalha como Assistente de Pesquisa no Hospital Israelita Albert Einstein onde criou o Programa de Garantia de Bem-estar de Animais de Laboratório.

Guilherme Buzon Gregores

Graduação em Medicina Veterinária - Faculdades Integradas Fundação de Ensino Octávio Bastos (2001). Residência em Anestesiologia (2002-2003), Pós-graduação em Clinica e Cirurgia de Pequenos Animais (2003-2004). Mestre e Doutor no Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres na Universidade de São Paulo, realizando o Doutorado em Terapia intensiva com ênfase em Ventilação Mecânica. Tem experiência na área de Medicina Veterinária com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando principalmente como Anestesista.

Luciana Cintra

Coordenadora do Centro de Estudos Pré-Clínicos e Centro de Treinamento em Cirurgia do Hospital Albert Einstein. Doutoranda no departamento de Patologia Experimental e Comparada da Faculdade de Medicina Veterinária - USP. Membro da Comissão de Ética em Uso Animal do Einstein e da Comissão de Ciência de Animais de Laboratório do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP). Formação em Medicina Veterinária pela UniFMU (2004), Mestre em Patologia Experimental e Comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária - USP (2010), Especialização na área de Patologia Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2009). Certificação Black Belt em gestão Lean Six Sigma. Fellowship no Center for Comparative Medicine - Massachusetts General Hospital - Boston, EUA (2011).

Thiago Pinheiro Arrais Aloia

Biólogo formado pela PUC-GO, Especialista em Anatomia Comparada e em Biologia do Desenvolvimento e Células-tronco, Mestrado e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela FMVZ/USP. Possui Pós-doutorado em Neuroimunomodulação pela FMVZ/USP e em Hepatologia Experimental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IIEP) do Hospital Albert Einstein-SP. Tem experiência na área das Ciências Básicas (morfofisiologia humana e animal) e Hepatologia Experimental. Atualmente, é Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais e Assistente de Pesquisa pelo H. Albert Einstein, supervisionando a plataforma de microscopia (óptica, confocal e de microdissecção a laser). Também é professor pelo Hospital Albert Einstein e UNIP na área de morfofisiologia e técnicas microscópicas de análise.

Local e Horário

Online - Transmissão ao Vivo - 10 e 11 de Junho de 2021

Horário das aulas

O curso será realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2021, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h. As aulas serão on-line, com transmissão ao vivo.

Público-alvo
Biólogo, Biomédico, Outro, Profissionais da saúde, Veterinário

Transmissão Online

Info: https://ensino.einstein.br/bioterismo_manejo_legislacao_etica_e_seg_p4639/p?utm_source=email&utm_medium=kitcoord&utm_campaign=-_-cuat_bioterismomanejolegislacaoeticaeseg_20210511-_-
Organizador: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Seguiremos ofreciendo un espacio para todos aquellos que quieran participar y colaborar en esta cruzada educativa, porque tenemos muy claro que estaremos constantemente: “Aprendiendo de los Animales de Laboratorio”.

Suscribir a Magazine

Back to Top